quarta-feira, 12 de setembro de 2012

INTUIÇÃO



Na minha infância, até pela formação católica, acreditei mais em diabinhos tentando me levar para o “mau caminho” do que em anjinhos me protegendo das coisas ruins.   O receio e a ameaça do iminente ato pecaminoso já fazia de mim um ser desprezível,  indigna até da misericórdia de Deus.
O fato do filho d’Ele estar pregado na cruz, morrendo em agonia, em nada ajudava: quem me protegeria de mim mesma; quem me salvaria de ser fraca e humana?
Nosso pensamento está sempre alerta; racionais, vivemos pela bússola do pensamento ativo.
Domingo passado tive uma ajudazinha dos anjos, comprovando o que ultimamente tenho intuído: os anjinhos protetores são mais presentes e constantes na minha vida do que os diabinhos.
Dar atenção ao que a intuição sugere é importante, mas o mais importante é fazer o que ela sugere.  E para isso precisamos calar o pensamento ativo que geralmente segue um fluxo diferente daquele sugerido pela contracorrente intuição. 
A modernidade classificou muitos tipos de inteligência. 
A que se quantifica pelos testes de QI, colocada no pedestal dos nerds e geeks, em minha opinião sem utilidade imediata na vida rotineira; a IE, inteligência emocional que, pelo contrário, nos ajuda a viver em harmonia com os próximos e com os próximos mais distantes; a IC, cinética, de sobra na raia dos atletas olímpicos por ex..
Desconfio que a intuição faça parte do universo do QS, Quociente Espiritual, do qual se fala com bastante frequência nesses últimos tempos. 
Na vida, coisa mais custosa é aceitar as divergências.
Começa simplesmente: “eu gosto do amarelo, mas gostas do rosa”. Termina complicando um pouco quando muda para “eu gosto do amarelo, mas como ousas gostar do rosa?”
Quando já começa complicado como num embate “democratas versus republicanos” pode-se chegar a grandes complicações: de “não quero mais conversa com você!” até “se queres guerra, guerra terás!”. 
O espelho nunca nos trai.
Não nega, não diverge, não blasfema.
Mas tem um defeito: é estagnado como água parada – o espelho do Narciso. 
É preciso seguir para o mar ancestral, rasgando o ventre da terra, contornando rochas, despencando por abismos, sedimentando margens, saciando sedes.
O mar é meu centro. É para onde carrego meu ser, meu quociente espiritual – que cresce a cada curva do rio.
 Um Quociente Espiritual bem desenvolvido não tem dificuldade em aceitar as divergências. É manso diante das diferenças. Respeitoso, complacente. No máximo, compadecido.
QS não tem a ver com religiosidade ou mistificação.
Tem a ver com ciência – física quântica.
Para a Física e Filósofa (por Harvard e MIT)  Danah Zohar, “a inteligência espiritual tem a ver com o que eu sou, com os meus valores”. Ela diz que precisamos alimentar essa inteligência para motivar a cooperação – entre a família, a comunidade, os países. E que só assim vamos encontrar soluções positivas para o planeta e vamos nos encontrar nessa busca também. 
Qualquer semelhança com o discurso de líderes humanitários, independentemente de religiões instituídas, não é mera coincidência.

11/09/2012
Todos os direitos reservados AKEMI WAKI

2 comentários:

  1. Kemi, como em síntese você consegue expor esse assunto de forma tão clara, sã e fabulosa? Sou sua fã e sem narcisismos devo arriscar dizer que tudo isso cabe em mim. E isso é sensacional-" É preciso seguir para o mar ancestral, rasgando o ventre da terra, contornando rochas, despencando por abismos, sedimentando margens, saciando sedes. " Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cari, obrigada! Não imagina como me alegro em saber que o texto te tocou. Isso é muito incentivador! Como escritora é tudo que desejo: inspirar pessoas a buscar o seu centro - a usina do Eu Individual. Beijos.

      Excluir